quinta-feira, 27 de outubro de 2011

2° encontro 30/08/2011

Objetivo: Identificar as necessidades da microárea 8 da Estratégia Saúde da Família Ipanema (setor aeroporto).

Caracterização do Problema: A metodologia utilizada buscou uma aproximação à realidade da Estratégia Saúde da Família (microárea 8), por meio de registros fotográficos, entrevistas com informantes-chaves (enfermeira e agente comunitária de saúde) e grupos focais com docente e estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão, profissionais dos serviços de saúde e lideranças comunitárias.

Descrição da Experiência: O segundo encontro buscou identificar e analisar as necessidades do cenário de prática. Para tanto, apresentamos aos participantes fotografias da microárea 8, posteriormente divulgamos as entrevistas realizadas na Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipanema com a enfermeira e a agente comunitária de saúde. Após as exposições desenvolvemos dois grupos focais com os integrantes da Liga de Saúde da Família com a seguinte questão norteadora: Quais são os determinantes que interferem no processo saúde-doença dos indivíduos-família-comunidade da ESF Ipanema (microárea 8)? Os participantes focaram o debate na infraestrutura; áreas de lazer; qualidade de vida; segurança; serviços de saúde do município; organização e mobilização dos moradores; situação de saúde; autocuidado; aspectos sócio-econômico-culturais; entre outros. O discurso dos integrantes relevou a necessidade de uma intervenção com eixo na qualidade de vida dos indivíduos-família-comunidade.

Efeitos Encontrados e Recomendações: O grupo focal possibilitou a identificação e análise de alguns fatores determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, estimulando a interpretação, a crítica, a reflexão, a criatividade e a abertura ao diálogo ensino-serviço-comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário