Objetivos:
Refletir acerca da situação de saúde dos indivíduos-família-comunidade da microárea 8 da Estratégia Saúde da Família Ipanema (setor aeroporto).
Identificar os pontos-chaves do problema, que são as variáveis mais determinantes da situação.
Caracterização do Problema: A metodologia utilizada buscou uma aproximação à realidade da Estratégia Saúde da Família (microárea 8), por meio de painel integrado. Os painelistas apresentaram a situação de saúde da microárea 8 da Estratégia Saúde da Família (ESF) Ipanema, posteriormente fizemos um debate para a identificação dos pontos-chaves do problema.
Descrição da Experiência: O terceiro encontro contou com a participação de informantes-chaves do setor aeroporto. Os painelistas foram: Profª Msc. Walterlânia Silva Santos - docente da disciplina saúde coletiva II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (CAC/UFG); acadêmica de enfermagem do 6º semestre Mayra Maia Lopes; Profª Renata Cristina Silva Tristão Santa Cecília - diretora do CMEI Alba Mathias Mesquita e o médico Marco Antônio Ferreira Arantes da ESF Ipanema. Os painelistas abordaram os fatores determinantes e condicionantes que interferem no processo saúde-doença dos indivíduos-família-comunidade. Após os relatos realizamos o debate e a identificação dos seguintes pontos-chaves: cuidado com o corpo e a saúde; prevenção de doenças infecciosas e parasitárias; prevenção e controle de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) e redução da morbi-mortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas.
Efeitos alcançados e Recomendações: Este encontro possibilitou o aprofundamento de aspectos que interferem na saúde dos indivíduos-família-comunidade da microárea 8 da ESF Ipanema, assim como a ampliação do debate entre ensino-serviço-comunidade, com eixo na educação em saúde e qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário